A princípio, o desenvolvimento pessoal aparenta ser uma construção simples de ser realizada. Porém, é perceptível que, no século em que vivemos, há algumas ações que barram o desenvolvimento pessoal. Para que a sua saúde financeira, emocional e profissional estejam em dia, dessa forma, é necessário pausar um pouco o stress do dia a dia e fazer a seguinte pergunta a si mesmo: quais dos meus hábitos diários são responsáveis pelo meu fracasso?
Assim, se você também apresenta essa dúvida e quer desvendar esse mistério, confira abaixo 10 ações que barram seu desenvolvimento pessoal. A partir desses erros, então, você com certeza passará a alcançar conquistas que antes pareciam intangíveis. Acompanhe!
1. Não traçar objetivos
Não traçar objetivos é, possivelmente, uma das ações mais significativas que barram seu desenvolvimento pessoal. Essa conquista, tão sonhada por todos, advém sobretudo da vontade de vencer desafios e enfrentar obstáculos para que as metas sejam batidas. Dessa forma, você deve, antes de tudo, se perguntar: o que eu procuro por meio dessas ações? Desejo perder quantos quilos até o mês que vem? Como posso me afastar de determinada pessoa para não machucar mais os meus sentimentos? Esses questionamentos devem partir do seu interior, e você deve direcioná-los para cada situação da sua vida. Assim, a partir do momento em que você possui metas traçadas e bem compreendidas, será muito mais fácil chegar a tal desenvolvimento pessoal.
2. Querer resultados imediatos
Como quase tudo o que fazemos, a busca pelo desenvolvimento pessoal não vem acompanhada de resultados imediatos. Para analisar essa falsa esperança, alimentada por grande parte das pessoas que buscam por resultados, podemos traçar uma analogia com uma academia de musculação. Imagine que você se matricula e está com muita vontade de emagrecer. Você dará o melhor de si nas primeiras semanas (ou dias) e, provavelmente, esse “gás” inicial logo se perderá, não é mesmo? Pois bem! Na vida profissional e pessoal, as pessoas tendem a agir dessa maneira. Quando o resultado não chega rápido, elas tendem a desanimar e perder o foco do objetivo inicial. Entretanto, reside aí uma das maiores falhas na busca pelo desenvolvimento pessoal; afinal, ele se dá de forma lenta e progressiva.
Então, se você realmente deseja melhorar e acompanhar sua evolução de maneira constante e crescente, não há espaço para desânimos no meio do processo. Ponha as mãos na massa e procure encontrar resultados a longo prazo; você precisa andar um passo de cada vez e não desviar de seus objetivos.
3. Medo de mudar
O medo de mudar pode, muitas vezes, barrar o seu desenvolvimento pessoal. Não é segredo que a vida nos guarda situações imprevisíveis e que exigem adaptação, de vez em quando. Porém, é o modo como você decide lidar com essas mudanças que faz ser quem você é. Saber lidar com as diferentes demandas do dia a dia é, sem dúvidas, um obstáculo para os planos que já possuímos dentro de nós. Porém, nosso desenvolvimento pode ser afetado diretamente se não aprendermos como fazer isso.
Tomemos como exemplo a seguinte situação: você recebe a notícia de que passou na vaga do emprego dos seus sonhos; mas ela se situa em outro país. Você não tem amarras onde se encontra agora, mas por algum motivo não consegue imaginar uma vida tão diferente para si. Você tem duas opções: arriscar, com a possibilidade de falhar, ou nem mesmo tentar, por medo.
A vida é feita de riscos, então devemos nos aventurar para descobrir o que melhor se encaixa em nossas expectativas. Dessa forma, não tenha medo de mudar! Mudanças fazem parte de quem nós somos, e devemos agarrar as oportunidades como se não houvesse amanhã. Pense sobre isso e não seja tão duro consigo mesmo.
4. Insistir em relações tóxicas
Esse é um dos tópicos que mais barram o desenvolvimento pessoal de alguém. Nessa perspectiva, insistir em relacionamentos tóxicos (sejam eles afetivos, familiares ou profissionais) pode te levar a um lugar muito obscuro, e difícil de sair. Já é muito complicado desenvolver habilidades e motivações possuindo ao seu lado pessoas que confiam no seu progresso, não é mesmo? Imagine que você está rodeado de pessoas que não levam em conta o seu potencial e que apenas te desmotivam? Pois então! Isso pode parecer difícil, mas é uma situação muito comum. Assim, aproxime-se de pessoas que vejam o lado bom da vida e que, também, te estimem enquanto ser humano. Esteja perto de pessoas com quem você pode contar, e não as que atrapalham a sua evolução pessoal. Posto isso em prática, você verá que tudo em sua vida tomará um rumo mais leve e harmonioso.
5. Não saber lidar com a frustração
Não saber lidar com a frustração pode ser muito inconveniente para a sua saúde física, pessoal e emocional. A frustração nada mais é que um sentimento que advém de uma situação que não ocorreu como planejada. Muitas vezes, nem sequer precisamos de algo ou alguém externo a nós mesmos para que ela se concretize. Dessa forma, quando algo que não esperávamos acontece, ficamos frustrados com o pensamento do que poderia ter sido, mas não foi. É preciso ter em mente o que todos nós já sabemos: a perfeição não existe!
A frustração, sendo inerente a qualquer ser humano, precisa existir em nossas vidas. Porém, o que você pretende fazer para lidar com esse sentimento? Não saber lidar com esse tipo de situação é uma das ações que barram seu desenvolvimento pessoal. Assim, você precisa começar a investir tempo e concentração em si mesmo, visando a alcançar um estado de espírito mental mais harmonioso. Desse modo, tudo em sua vida poderá adquirir um significado mais leve, trazendo paz e saúde para o seu dia a dia.
Essas são apenas algumas das ações que barram seu desenvolvimento pessoal. Dessa forma, para alcançar o sucesso em todos os aspectos da sua vida, é hora de bani-las aos poucos. Veja também técnicas motivacionais para vendas!