Aquilo que serve de combustível para as pessoas baterem metas e adotarem novas posturas é a motivação. É por causa dela que procuramos melhorar o desempenho nas tarefas que realizamos.
E no nosso meio, a situação não poderia ser diferente; o treinamento motivacional tem como objetivo incentivar o crescimento profissional de todos, além de engajá-los.
Mas não só a sua equipe colherá as vantagens dessa estratégia. Com uma equipe motivada a crescer, seus esforços refletirão também nos seus ganhos.
O aumento da produtividade e da qualidade do trabalho trarão mais resultados positivos. Entretanto, é preciso um plano bem elaborado para aplicar essa tática. E para saber como fazer isso da maneira efetiva, continue acompanhando este artigo.
1. Conheça a sua unidade
Antes de iniciar esse treinamento, você deve entender as necessidades e anseios de sua equipe. Descubra por que se sentem desmotivados e quais fatores desencadearam essa situação. Só então você saberá qual abordagem será mais assertiva, eficaz e trará os retornos esperados.

2. Trace as metas do treinamento
Entendida as necessidades da sua equipe, o próximo passo é estipular o objetivo do treinamento.
Tendo uma meta traçada, transmitir a mensagem certa, que impulsionará a produtividade, estimulará o engajamento, ou qualquer outra instância, será muito mais fácil.
Às vezes, apenas a determinação de metas a cumprir e os prêmios que conquistarão é o suficiente para motivar a equipe em relação ao trabalho, mas isso pode variar muito de equipe para equipe afinal estamos lidando com pessoas.
3. Determine uma metodologia
Como dissemos mais acima, é imprescindível conhecer os anseios de cada pessoa da sua equipe, para então descobrir a melhor abordagem do treinamento motivacional. Para isso, o diálogo é essencial.
Basta conversar com a equipe para descobrir a metodologia ideal; uma equipe mais dinâmica, conseguirá assimilar melhor a mensagem passada por meio de workshops (algo mais extrovertido), enquanto que um time menos dinâmico pode aproveitar mais uma palestra.

4. Treine, treine e treine
Ministrar um workshop ou uma palestra exige uma boa oratória e facilidade de disseminação do conteúdo de forma clara. Para quem não está acostumada a realizá-la, é sim uma tarefa muito difícil.
Portanto, caso você não tenha essa habilidade — nem conhecimento acerca do conteúdo a ser passado — o melhor a se fazer é estudar e treinar bastante antes do dia escolhido para essa interação com a sua unidade.
Mas se ainda assim não se sentir confiante o suficiente (o que é bem normal), por que não levar um profissional da área para bater um papo com todos? Combinando tudo com antecedência ele poderá trabalhar de forma assertiva e motivar os melhores resultados.
5. Promova a interação
Entre outros objetivos, esse momento deve estimular a interação entre todos da sua unidade.
Isso incentiva a equipe a desenvolver suas habilidades e competências, se auto conheça e descubra como contribuir para melhorar os processos de abordagem e venda de cada um.
Passando por todos esses pontos, certamente você deve ter entendido e compreendido que os treinamentos motivacionais regulares são importantes para manter a satisfação da equipe e, ao mesmo tempo, trazer bons resultados.
Mas, para que essa estratégia funcione, é crucial manter um canal de comunicação aberto com todos de sua equipe. A troca de sugestões contribui para o aperfeiçoamento da unidade como um todo.

Esse conteúdo ensinando como criar um treinamento motivacional em apenas 5 passos fez sentido para você? Você enxergou uma nova possibilidade e logo mais trabalhará isso com a sua unidade?
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