Uma das tarefas mais desafiadoras na construção de sua clientela é saber como conquistar a fidelidade dessas pessoas. Dessa maneira, é de suma importância que você direcione seus esforços para que esse desafio inicial seja alcançado.
Há diversas estratégias que devem ser adotadas para conquistar mais clientes. Porém, não são apenas os clientes antigos que precisam ser cativados diariamente. É necessário prestar atenção aos diversos fatores que levam esses indivíduos a confiarem em você e em sua prestação de serviços.
Assim, acompanhe abaixo quais as medidas que devem ser tomadas para alcançar esse objetivo tão essencial.
Invista no atendimento
Comece esse desafio pensando no bem-estar de seu cliente logo no atendimento. Visto que representa o primeiro contato com quem precisa de seu serviço, essa etapa não pode ser ignorada. É nesse primeiro contato que um possível cliente pode ser cativado ou, então, se afastar.
Para que isso seja um processo que influencie positivamente o seu negócio, você deve proporcionar ao cliente o atendimento que ele gostaria de receber. Assim, passar uma imagem de simpatia e preocupação é apenas o primeiro passo para conquistar a fidelidade de sua clientela.
Você deve treinar suas consultoras para atender a persona de sua empresa com um certo padrão de comportamento. Porém, é necessário pôr em prática um atendimento humanizado, visando resolver as necessidades de cada pessoa. Afinal, ninguém gosta de ser tratado com indiferença ou como se fosse apenas mais um, não é mesmo?
Também não poupe esforços para investir nos canais de atendimento online e por telefone, a fim de resolver pendências e reclamações. Uma das piores sensações para o cliente é tentar entrar em contato e não conseguir o retorno desejado. Assim, priorize sempre esse aspecto na relação cliente-serviço.
Foque no cliente certo
Um dos piores erros na hora de tentar fidelizar clientes é focar no tipo errado de cliente. O tipo “errado” de cliente, nesse sentido, diz respeito à relação com o seu trabalho. Dessa forma, se alguém coordena uma empresa voltada para vestuário feminino, deve direcionar sua atenção aos interesses desse tipo de público.
Para esse processo se tornar mais fluido e simplificado, você deve criar uma persona para o seu negócio. A persona é um personagem criado para centrar o direcionamento a suas necessidades. Assim, estabeleça nome, sobrenome, ocupação e informações adicionais para a sua persona, que é quem possui as necessidades que seus serviços devem suprir.
Com essa ação, assim, suas consultoras terão mais clareza na realização de qualquer procedimento. Inclusive estabelecer uma relação de nutrição com a clientela.
O cliente é sua maior prioridade
Aqui, adaptamos um pouco o ditado popular “O cliente tem sempre razão”. Dessa forma, podemos concluir que sua clientela deve ser tratada com máxima prioridade, sobretudo se você deseja fidelizá-la.
Embora seja essencial nutrir uma relação de confiança entre suas consultoras, o cliente deve estar no topo. Segundo a teoria da pirâmide invertida, a base deve contar com os funcionários e gestores, que sustentam a relação com o cliente.
Logo, é de suma importância que tudo seja feito com base no pensamento e desejo de sua clientela. Mesmo que vá contra o que parece certo ou melhor por terceiros. É preciso enxergar a situação de cada cliente, e tratá-la como única. Assim, nunca ignore o que seu cliente tem a dizer, esteja sempre disponível a sugestões e críticas.
Dessa forma, será possível resolver dilemas com mais facilidade e proporcionar a melhor experiência possível para cada um deles. Assim, você poderá conquistar a fidelidade de sua clientela pouco a pouco, por meio de suas ações.
Nutra a relação com clientes fiéis
É muito importante conquistar a fidelidade de clientes novos, e que ainda não conhecem os seus serviços. Porém, mais importante ainda é conseguir manter a relação com seus clientes antigos e atuais.
Para que você alcance essa meta, que é uma tarefa constante, deve oferecer um tratamento diferenciado para esse clientela. É preciso que você e suas consultoras adotem estratégias visando à relação de entendimento entre as duas partes.
Assim, adote por exemplo o envio mensal de newsletters e cupons de desconto. Busque inovar e oferecer outras novidades que captem a atenção do cliente e demonstrem que seu trabalho está sendo bem feito. Essa é uma maneira eficaz e concisa para manter fiéis esses clientes, que já confiam e apostam nos seus serviços.
Esteja presente depois da venda
Estar presente depois da venda é uma etapa final essencial para a satisfação e fidelização de sua clientela. Afinal, é importante que você conheça a experiência de cada cliente com o que você tem a oferecer.
Adote ações como o envio de e-mails ou o contato por telefone e converse com seus clientes. Mostre interesse na resolução de eventuais problemas e agradeça pela preferência. Não deixe de estar presente em todos os momentos necessários, tendo sempre em mente a máxima satisfação de quem está atendendo.
Colocando isso em prática, você estará agregando valor ao seu negócio e ao serviço oferecido. E, assim, nutrindo a relação com sua clientela atual e se mostrando à disposição para possíveis novos clientes.
Esperamos que esse conteúdo agregue valor aos seus negócios e à relação com os seus clientes. Adotando essas dicas, você com certeza almejará conquistar a fidelidade de sua clientela.
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