
Todos temos o desejo de continuar crescendo profissionalmente. Entretanto, pensamentos limitantes às vezes surgem, nos impedindo de tomar a iniciativa para alcançar os objetivos.
Parece que as desculpas para não agir aparecem na mesma velocidade em que as metas são criadas. E para conseguir mudar esse cenário, é preciso entender essas desculpas para abandonar todas neste novo ano, de modo a alcançar o que se espera com a carreira.
Embora cada pessoa se comporte de modo diferente e tenha pensamentos limitantes distintos, algumas crenças são comuns à maioria da população.
Sendo assim, continue conosco, veja quais são elas e aprenda o que fazer para instalar a mudança definitiva em sua vida profissional. Confira!
1. “Estou aguardando o momento ideal”
Os motivos que damos para não embarcar em novos projetos no momento são inúmeros: “a agenda está lotada”, “o dinheiro está curto”, “não tenho tempo sobrando para isso agora”, entre outras desculpas.
Contudo, a verdade é que sempre haverá algum obstáculo no meio do caminho, afinal, as coisas continuam acontecendo independentemente dos seus planos.
Portanto, deixe de lado este pensamento; assuma a responsabilidade pelas ações que podem mudar a sua carreira e as coloque em prática quanto antes.
Defina prioridades se for preciso. Se você for esperar pelo “dia perfeito”, jamais dará o primeiro passo.

2. “Sou muito velho/novo para isso”
Muito parecida com a desculpa anterior, pensar que está novo ou velho demais para alguma coisa é um dos maiores erros que você pode cometer profissionalmente.
Traçar objetivos de acordo com a idade é destrutivo e desencorajador. Até atingir determinada idade, muita coisa pode acontecer, inclusive não conseguir alcançar o que desejava.
Então, deixe de comparar suas conquistas com as de terceiros, elabore um plano realista para o que você quer fazer e comece. A idade não é um fator decisivo para isso.
3. “Estou com medo de não funcionar”
Mais uma na lista de desculpas para abandonar, está o medo do fracasso. Este é um dos pensamentos limitantes mais perigosos, pois, o receio de falhar nos impede de correr riscos e nos mantém na zona de conforto. No meio profissional, então, isso traz frustrações ainda maiores.
Caso esteja inseguro quanto ao próximo estágio em sua carreira, procure descobrir o que fazer para aperfeiçoar — como aprender uma nova habilidade — e dar continuidade ao seu crescimento.

4. “Não sei como começar”
Enfrentar cenários desconhecidos também é algo que nos paralisa. Mas, para conseguir se destacar e se tornar referência em seu meio de trabalho, é necessário agir.
Em vez de pensar qual deve ser o modo certo ou errado de fazer as coisas, apenas trace um curso e execute-o. Uma boa dica é conversar com profissionais que tiveram uma trajetória como a sua. Eles poderão lhe orientar quando você se sentir mais indeciso.

5. “Não sou bom o bastante”
Duvidar do próprio potencial é algo comum, especialmente se tentamos suprir as altas expectativas colocadas em nós.
Mas, para evitar cair nesse círculo vicioso, evite comparar seus feitos com os de outros profissionais — como dissemos mais acima.
Isso só serve como um desestímulo para iniciar seus projetos e, de fato, colocar em prática seus planos de alavancar a carreira. Mantenha o foco no que deseja alcançar e siga em frente.
Essas são apenas algumas das desculpas para abandonar em 2019. Aproveite este início de ano para listar tudo o que poderá prejudicar o seu progresso e o que fazer para contorná-los.
É claro que ninguém consegue fazer nada completamente sozinho, mas o principal agente de mudança em sua vida profissional é você mesmo. Então, cuidado com os pensamentos negativos e parta para a ação!
Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos como este!