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Dicas para fazer um controle de estoque inteligente
Publicado em 26/07/2019

Dicas para fazer um controle de estoque inteligente

Desenvolvimento Pessoal
Controle de estoque

Sabemos que quando se trata de ser uma Diretora MK, há muitas tarefas a administrar. Assim, um dos principais desafios é saber manejar o estoque dos produtos. Dessa maneira, é preciso entender a necessidade de fazer um controle de estoque inteligente. Assim, você conseguirá obter informações precisas sobre as demandas de suas clientes. Além disso, será muito importante para calcular desvios e lucro líquido no final do mês. Com isso, você evitará ter prejuízos com perdas e poderá otimizar suas vendas.

Então, por esses e muitos outros motivos, nós da Ebolsas MK resolvemos fazer essa lista com algumas dicas de como você pode arrasar no controle de estoque e continuar crescendo sempre. Confira!

Como otimizar seu controle de estoque

Como você já deve saber, boas práticas de administração de estoque diminuem o desperdício de tempo, energia e recursos financeiros. Então, fique atento a esses pontos que separamos para você;

Faça os cálculos

É necessário que você faça alguns cálculos que vão te ajudar bastante a administrar sua mercadoria. Primeiramente, saiba o valor de estoque. Assim, ele é nada mais nada menos do que o valor total dos produtos que você possui em estoque. Juntamente com isso faça seu inventário, que é uma lista com a relação dos produtos que você tem estocados. Por fim, calcule o período médio e o estoque mínimo. O primeiro, é quanto tempo em média um produto permanece em estoque. Assim, esse valor pode variar dependendo do objeto em questão. Já o estoque mínimo é a relação dos produtos e valores que você precisa ter em estoque para não perder vendas com suas clientes.

Assim, com esse valores na mão, você poderá ter uma visão muito mais clara de suas vendas e traçar novas estratégias.

Tenha timing

Quando se trata de controle de estoque o timing é tudo. Por exemplo, se você tiver muito de um produto X disponível, você precisa fazer um marketing em cima dele, estimulando suas clientes a adquirirem esse produto. Assim, outra questão importante aqui é a sazonalidade. Existem épocas do ano que as pessoas compram muito mais maquiagem do que em outras. Por isso, você tem que aproveitar esses períodos e ter um estoque preparado para tal. Por fim, outro ponto que também abrange a questão que abordamos anteriormente, é o ponto de compra. Esse ponto é em qual momento você deve fazer novas compras para que você não fique abaixo do seu estoque mínimo.

Dessa maneira, você poderá olhar para sua estratégia de vendas com novos olhos. Consequentemente, aumentando seu ticket médio.

Tenha controle dos produtos

Essa é nossa última dica para você; faça um controle rígido dos produtos. Tome cuidado para não ficar com falta ou excesso de produtos em estoque. Por exemplo, se um produto ficar muito tempo parado em estoque, é um sinal ruim. Isso significa que a oferta está mais alta que a demanda, desvalorizando o produto. Outro ponto importante de se observar é quais são seus produtos mais vendidos, para que eles nunca fiquem em falta. Por fim, controle bem a entrada e saída dos seus artigos, conheça bem seu estoque. Assim, você não correrá o risco de vender e ofertar produtos que você não possui.

Esperamos que essas dicas te ajudem bastante no seu controle de estoque. Você também se inspira na lendária Mary Kay Ash? Então, veja as 5 lições dela que separamos para você levar para a vida toda.