Trabalhar em um home office não é mais algo incomum; negócios estão cada vez mais sendo desenvolvidos e geridos remotamente.
Esse aumento se deve às inúmeras vantagens que esse modo de trabalho traz. Horários flexíveis e a liberdade para organizar a agenda de maneira que se encaixe na rotina diária sem atrapalhar as tarefas pessoais são umas delas.
Entretanto, é preciso reforçar que nem tudo são flores no trabalho remoto. Na hora de montar o espaço adequado, a atenção e a disciplina precisam estar afiadas para que o ambiente não permita que você sofra com distrações e interrupções, fatores que prejudicam, e muito, o desempenho do profissional autônomo.
Foi pensando nisso que elaboramos o conteúdo de hoje. Aqui, você verá algumas dicas para que o seu escritório em casa funcione perfeitamente. Confira!
1. Defina um local fixo
Primeiramente, você deve determinar um espaço da casa para ser o seu escritório fixo. Escolha muito bem esse espaço, pois ele será o seu local de trabalho permanente de agora em diante, então, ele deve ser confortável e permitir que você consiga realizar as obrigações profissionais sem maiores empecilhos.
2. Mantenha tudo organizado
Um dos segredos para trabalhar de casa sem deixar a produtividade cair é manter um ambiente organizado.
Dessa forma, evite deixar materiais de escritório espalhadas pela mesa, por exemplo. À primeira vista, pode parecer algo insignificante, mas, com o tempo, perceberá o quanto um espaço bagunçado afeta o seu ritmo de produção.

3. Deixe o que precisa ao alcance das mãos
No home office, procure deixar tudo o que vai precisar para trabalhar bem perto de você. Não importa o que seja, se o item é algo que te ajuda a fazer um trabalho de qualidade, o mantenha próximo.
Por exemplo: se você se sente perdido sem um quadro de tarefas, o pendure em frente à escrivaninha. E se for uma daquelas pessoas que não consegue passar pelas horas de trabalho sem fazer pequenos lanches, pode ser uma boa ideia manter um frigobar ao lado da mesa.
4. Livre-se de objetos que possam te desconcentrar
Ao contrário do tópico anterior, aqui você terá que manter longe qualquer coisa que pode te atrapalhar no horário de trabalho.
Seja o celular, seu animal de estimação ou até mesmo o cônjuge. Deixe os objetos de distrações distante quando for para o escritório e, caso tenha que lidar com pessoas, converse com elas e as faça entender que você precisa de silêncio e concentração para conseguir trabalhar bem.
5. Crie uma rotina de trabalho realista e consistente
Por fim, mas igualmente importante, está a necessidade de criar uma rotina de trabalho constante e que se adeque ao seu estilo de vida.
Não é porque você trabalha em casa que pode negligenciar o horário de trabalho. Então, determine uma parte do dia para ir ao escritório de casa e concluir as tarefas da empresa.
Procure encaixar esse horário nas partes do dia em que se sentir mais disposto; caso seja uma pessoa ativa à noite, reserve esse período para trabalhar. Mas, se preferir acordar cedo e terminar o trabalho logo, se organize para fazer isso todos os dias.
Com tudo o que você aprendeu aqui, certamente será capaz de manter um home office totalmente funcional.
Contudo, é importante ressaltar que uma jornada de trabalho saudável também envolve períodos de descanso. Então, evite trabalhar por mais de 8 horas seguidas e valorize as suas horas de lazer.
Agora que você já sabe o que deve fazer para montar um escritório em casa que impulsione a sua produtividade, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!