O livro “O poder do hábito” foi escrito por um repórter do The New York Times chamado Charles Duhigg. Em sua obra, Charles estuda como e porque nós construímos hábitos na nossa vida. Assim, ele discursa sobre diversos tipos de hábitos e os impactos desses nas nossas vidas. Bem como a maneira de criar novos costumes e mudar os que já temos que são nocivos para nossa bem estar.
Dessa maneira, o primeiro passo para modificar aquilo que não funciona na sua vida é entender como os hábitos funcionam. Tanto que o subtítulo do livro é “Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”. Assim, se você deseja uma vida pessoal mais bem resolvida e maior sucesso na carreira profissional, as dicas que apresentaremos aqui são valiosas para você.

Como funcionam nossos hábitos
Primeiramente, você deve saber que os hábitos surgem porque o nosso cérebro está sempre procurando maneiras de poupar tempo e esforço. Assim, sem os costumes diários, nosso cérebro entraria em pane, pois estaria sobrecarregado com todas as minuciosidades e pequenas decisões diárias. Dessa forma, o autor explora o conceito de “Loop do hábito”, que é justamente como ele se insere na nossa vida e como ele funciona.
O Loop funciona da seguinte maneira; primeiro vem a deixa, que é um estímulo para que o cérebro realize determinada ação. Em seguida, vem a rotina, que é a execução dessa ação, o que é mais reconhecido como o hábito em si. Por fim, vem a recompensa, que vai decidir se aquela ação vale a pena ou não ser memorizada. Por isso, não é possível eliminar um velho hábito, pois a deixa é gatilho para a realização da ação, buscando a recompensa. No entanto, é possível mudá-lo.
Para mudar um hábito você deve identificá-lo e identificar seus elementos. Após a realização desse processo você deve identificar a deixa, o gatilho, o motivo pelo qual você tem esse hábito. Dessa maneira, você poderá modificar a ação por alguma outra menos nociva para sua vida.
Por fim, o autor também discorre sobre o conceito de “hábitos mestres”. Esses, são hábitos poderosos capazes de desencadear consequências que mudam todos os aspectos da nossa vida. Por exemplo, o autor trata sobre o hábito de se exercitar. Assim, não se sabe exatamente o porquê, mas quando nos exercitamos regularmente, nos alimentamos melhor, acordamos mais cedo. Ou seja, tentamos seguir um estilo de vida mais saudável.
O poder do hábito na sua vida pessoal
Aqui, nós vamos te dar dicas mais pessoais, para você trabalhar atitudes que você tem consigo mesma que você considera que não são tão saudáveis. Como tratamos no tópico anterior, não é possível eliminar um hábito antigo. No entanto, vamos te ensinar como mudá-lo.
Vamos supor que você tem o hábito de gastar mais dinheiro do que você gostaria. Por exemplo, acabei de receber meu salário e vejo uma coisa que gostei em uma loja. Logo, você pensa; eu trabalhei, “eu mereço me recompensar” e compra. No entanto, horas depois você se arrepende dessa decisão e gostaria de ter feito algo mais produtivo com aquele dinheiro.
Então, vamos lá. A deixa nesse caso é o pensamento de que você trabalha bastante e merece se recompensar por isso. A ação é a compra de fato. Por fim, a recompensa é o ato de se presentear. Você pode manter a deixa e a recompensa e mudar apenas a ação. Por exemplo, ao invés de comprar algo e gastar dinheiro para se recompensar, faça outra coisa que faça se sentir bem. Tire um dia para você, hidrate seu cabelo e faça suas unhas em casa, ouça sua música favorita, ligue para sua melhor amiga e converse com ela. Gastar dinheiro não é único método de se recompensar por um trabalho duro.
Outro exemplo que podemos citar aqui é a criação de hábitos. Para isso, citaremos o exemplo usado no livro do nadador americano Michael Phelps. Michael e seu treinador seguiam uma rotina de treino exatamente igual todos os dias. Estudos mostram que nosso cérebro perde muito tempo tentando tomar decisões. Assim, o hábito é extremamente poderoso, pois uma vez que se entra no automático, paramos de perder tempo.
O poder do hábito na sua carreira
Quando de se trata da sua carreira de Diretora MK, o livro também fornece diversos ensinamentos valiosos. Primeiramente, o autor dá o exemplo da marca de pasta de de dente, Pepsodent, que foi fundada em 1915 nos Estados Unidos. No início de sua jornada, a marca não foi bem sucedida, pois a população americana não tinha o hábito de usar pasta de dente. No entanto, a marca resolveu fazer um abordagem diferente em suas campanhas publicitárias. O marketing era direcionado para todas as consequências que poderiam surgir pela falta de higiene bucal apropriada, como; tártaro, gengivite e até mesmo perda dos dentes. Assim, a marca se tornou uma das mais bem sucedidas do mercado. Com isso, o livro explica como a marca conseguiu desenvolver um hábito nas pessoas com base em um marketing bem trabalhado. Assim, você pode se inspirar nesse exemplo para buscar a fidelização de suas clientes.
Por fim, o livro também fornece ensinamentos quando se trata de gerir pessoas. Sabemos que Diretoras MK enfrentam desafios diários quando se trata de administrar e motivar suas consultoras. Assim, o livro trata sobre a força de vontade existente dentro do ser humano. As pessoas gostam de se sentirem em controle de suas vidas. Por isso, se sentindo que não estamos vivendo e apenas cumprindo ordens, nosso “músculo” da força de vontade se cansa mais rápido. Então, se você visa que suas consultoras tenham mais energia e foco no trabalho, você pode adotar a tática de fornecer uma maior autonomia para elas.
Esperamos que você tenha gostado e que você possa aplicar essas dicas na sua vida e continuar crescendo. Se quiser sabe mais táticas para obter sucesso leio nossos conteúdos sobre Boa comunicação e Marketing pessoal.