Muitos empreendedores investem tempo e recursos para conseguir vender mais e, mesmo assim, acabam não encontrando o sucesso após a execução da estratégia.
Isso acontece porque existe uma urgência em conquistar novos clientes, geralmente resultando no negligenciamento daqueles que são consumidores da marca há algum tempo.
Nutrir os clientes habituais de uma empresa é tão importante quanto conquistar novos.
Os compradores antigos do seu negócio já estão acostumados com os seus produtos, preços, já mantém um relacionamento com os vendedores e, por isso, são bem mais suscetíveis a efetuar mais compras do que os clientes que acabaram de chegar.
Portanto continue acompanhando este post para descobrir como estimular os seus clientes mais antigos a continuar comprando seus produtos. Confira!
Investir no atendimento
Além do preço e do tipo da mercadoria, os consumidores costumam levar em conta a afinidade antes de efetuar uma compra.
Não é incomum alguns clientes deixarem “aquela comprinha para depois”, até adquirirem um determinado grau de confiança com quem irá comprar.
E para conseguir esse nível de relacionamento, é necessário investir na melhoria do atendimento a fim de lhes proporcionar a melhor experiência possível.
Cadastrar os clientes
Em qualquer negócio, o gerenciamento de clientes é um fator primordial. Então, se você desconhece a taxa de clientes habituais e sua frequência de compras, dificilmente conseguirá aplicar ações para aumentar o faturamento.
Para isso, é imprescindível ter um cadastro completo de todos os consumidores do seu negócio. Quanto mais informações sobre seus clientes você tiver, mais fácil será criar estratégias de venda customizada.
Lembrou da sua ficha do cliente? Justamente, mantenha-a sempre atualizada e devidamente preenchida.

Oferecer novas informações
Outra coisa que você pode fazer para vender mais aos clientes antigos é compartilhar novidades sobre seus produtos com eles.
Para quem está acostumado a comprar de uma empresa há algum tempo, é bem frustrante perceber que ele tem mais conhecimento sobre os produtos da marca do que os próprios consultores.
Isso transmite uma mensagem de que a consultora está ali apenas para fechar vendas. Então, invista na educação acerca dos itens vendidos; garanta que eles sabem todos os aspectos de cada produto e saberão sanar as dúvidas de todos os clientes.
Usar a tática da complementação
Certamente, você já percebeu ao visitar uma loja que certos produtos complementares ficam expostos próximos uns dos outros.
No supermercado, por exemplo, a prateleira de macarrão costuma ficar na mesma seção do molho de tomate. Esses produtos são organizados dessa forma porque o comerciante sabe que a probabilidade de os consumidores comprarem esses dois itens de uma vez é muito grande.
Portanto, procure fazer o mesmo com o seu negócio; quando for vender um produto para um consumidor antigo, mostre a ele itens que complementam o que estiver comprando.
Por exemplo: se apresentar é um batom, ofereça um rímel ou um lápis de olho. De todo modo, esteja preparado para indicar as melhores combinações e fidelizar ainda mais o consumidor.
Depois de ter lido tudo o que abordamos aqui, certamente, você entendeu que precisa investir nos seus clientes habituais para fidelizá-los e vender mais.
Cadastre-se em nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos com dicas valiosas para impulsionar os seus negócios!